A MATEMÁTICA NO DIA A DIA
JUSTIFICATIVA
O estudo da matemática é importante para o desenvolvimento da autonomia e aprendizado, pois tornando o aluno mais autônomo, o ensino/ aprendizagem torna-se muito mais concreto e simples.
Desse modo, o estudo da matemática deve ser visto como uma proposta que vai além dos números, sendo construída em conjunto com os alunos fazendo-os entender os reais objetivos da matemática, colocando em confronto as ideias, baseada numa teoria revolucionária do conhecimento.
OBJETIVOS
Pretendemos que os alunos se utilizem desse aprendizado para a compreensão do processo de medição e que possam participar de atividades lúdicas que lhes deem prazer de aprender.
Pretendemos também que tragam para a sala de aula experiências de seu cotidiano que desenvolvam seu raciocínio, sua atenção a suas potencialidades e assim possam utilizá-las concretamente em sua vida diária.
Conteúdo
· Adição e subtração;
· Raciocínio lógico;
· Grandezas e medidas;
· Localização no espaço;
DESENVOLVIMENTO
A professora dará início à aula falando sobre a importância do software Supermercado e suas funções, trabalhando raciocínio lógico, autonomia, cálculos. Os alunos realizarão em um primeiro momento a exploração do espaço, movendo o carrinho de compras através das quatro setas presentes no teclado, para isso selecionarão a opção Passeio no menu principal.
Nesta atividade os alunos irão conhecer todos os setores. Sob a orientação da professora no software Supermercado, os alunos deverão clicar em lista de compras > nível básico > aparecerá uma lista que o aluno deverá ver e depois fechá-la > logo após deverão efetuar as compras > ao término das compras deverão dirigir-se ao caixa manual.
Para realização dessa atividade o aluno deverá comprar apenas os produtos mencionados na lista de compras, tomando cuidado com a quantia de dinheiro que possui em sua carteira, devendo estar atento para pesos e medidas de cada produto. A atividade também desenvolverá o raciocínio lógico desenvolvendo a autonomia e responsabilidade.
AVALIAÇÃO
· Observar se a criança compara grandezas e medidas;
· Analisar se a criança desenvolveu a autonomia;
· Verificar se a criança soma com reserva e subtrai sem reserva;
· Observar se individualmente a criança monta o seu livro que foi proposto pela professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário